top of page

O Castelo no Ar (Diana Wynne Jones)

A sequência de O Castelo Animado é uma narrativa independente do primeio livro, embora se passe no mesmo universo e com adorável participação de personagens conhecidos da história de Sophie e Howl. Se a leitura da obra isoladamente é possível, tratá-la como continuação é altamente recomendado e muito mais saboroso. 

 

Aqui o protagonista é Abdullah, um jovem vendedor de tapetes da cidade de Zanzib. Ele leva uma vida simples, mas no segredo de sua mente vive fantasias, nas quais é um príncipe perdido de um reino distante, que sonha com jardins encantados e uma linda princesa. Certo dia, um misterioso mercador lhe vende um tapete mágico, e ao dormir sobre ele Abdullah acorda no jardim dos seus sonhos e conhece Flor da Noite, uma adorável, inteligente e resoluta princesa. 

 

Todo esse cenário traz um agradável frescor à leitura, seja pelo aroma das flores desse mundo árabe, seja pela leveza do texto, que é direto e flui com mais facilidade que o primeiro livro. É impossível não comparar O Castelo no Ar ao conto de Aladdin, sem deixar de notar sua originalidade, marcada não só pela qualidade narrativa da autora, como pelos elementos do universo compartilhado. 

 

Aqui também se questiona o papel da mulher numa sociedade patriarcal e opressora, seja por meio de Flor da Noite, que toma ciência de sua condição de oprimida, em um processo de emancipação, seja pela presença de Sophie e Lettie Hatter, que retornam de O Castelo Animado para assumir o comando da ação em certos momentos da narrativa, demonstrando força, resolução e assertividade: em uma cena, a própria Sophie chega a ordenar ao ar que se comporte, para que ela e Abdullah possam respirar melhor.  

O mistério da narrativa é envolvente demais, pois vai deixando pistas tanto do destino de Abdullah e Flor da Noite, quanto da forma como a história acabará se conectando com O Castelo Animado - e o faz com notável maestria literária. 

O Castelo no Ar conquista com facilidade qualquer fã de fantasia - e talvez qualquer pessoa que aprecie uma boa leitura. O mundo de maravilhas que ele nos revela é um verdadeiro deleite para os olhos.   

Tulio Ferneda

bottom of page