top of page

O Castelo Animado (Diana Wynne Jones)

Eu poderia apresentar O Castelo Animado como o romance de fantasia que inspirou o filme de animação do Studio Ghibli, adaptado por Hayao Miyazaki, ou então como criação da autora que foi aluna de C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia) e J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis). Mas se tais referências dão à obra o merecido destaque, são ao mesmo tempo dispensáveis, uma vez que a autora e sua narrativa original brilham por conta própria. 

Nela, a jovem Sophie Hatter, que trabalha na chapelaria da encantadora cidade de Market Chipping, é enfeitiçada pela Bruxa das Terras Desoladas e transformada em uma senhora de noventa anos. Ao perceber o efeito da maldição, nossa heroína foge para uma nova vida e acaba trabalhando como faxineira no castelo do famoso mago Howl, conhecido por ser devorador de corações de moças. 

Com narrativa envolvente e ricos detalhes na medida certa, o romance é fluido e desperta a curiosidade do leitor a cada capítulo. O enredo é apresentado com elegância. Os personagens principais são bem construídos e a relação entre eles é explorada nas nuances de um castelo mágico, cuja porta de entrada se abre para muitos lugares de um mundo fantástico. 

Por falar em personagens, um é mais cativante que o outro. Na jornada, Sophie se depara com figuras como Michael, o modesto e por vezes cômico aprendiz de Howl, e Calcifer, um demônio do fogo que vive no castelo e guarda os segredos de uma poderosa magia, a qual Sophie terá que decifrar.

 

Uma narrativa marcada por simbolismo, na qual cada personagem representa uma força em movimento e nada é o que parece de início. A história não se explica o tempo todo, como uma boa fantasia deve ser. Em certo ponto do enredo, tudo parece fluir para certo grau de nebulosidade, em uma espécie de confusão encantadora que se resolve aos poucos, nos pequenos detalhes e, é claro, em um revelador capítulo final. Tudo isso faz parte da experiência da leitura, é preciso confiar na autora e se deixar levar. 

Quando tudo termina, fica o coração confortado e um forte sentimento de "quero mais". Como eu gostaria de ler muitas outras aventuras de Sophie, Howl, Michael e Calcifer! Livros com essa qualidade são a prova da maestria da autora. O Castelo Animado de Diana Wynne Jones é um romance de fantasia original, bastante diferente da animação homônima, que pode muito bem competir com os grandes clássicos do gênero. 

Tulio Ferneda

bottom of page