top of page

Criando Zin do Reino da Luz

Zin do Reino da Luz nasceu da minha vontade de escrever sobre magos e magia. E dessa vez a inspiração veio do mundo dos videogames: os universos de Spyro The Dragon (com suas ilhas flutuantes, castelos e magos) e de Yooka-Laylee (com seus mundos mágicos cujos portais são livros) foram claramente minhas principais influências para a estética do mundo de Etéria, reino mágico onde vive o pequeno Zin. 

Já o enredo do livro foi uma experiência criativa tão livre e aberta quanto o de Luna e o Mundo de Aventuras: cada capítulo era uma página em branco, na qual eu tentava deixar fluir a narrativa e a construção do mundo da forma mais espontânea possível. Só tomei o cuidado de não fazer da magia o tema principal da história. A história de Zin é uma jornada essencialmente humana. 

É evidente que o universo bruxo de Harry Potter se tornou uma grande referência quando falamos de histórias com feitiços e magia, mas tentei me afastar um pouco da influência de Hogwarts: talvez buscando alguma originalidade, talvez pelo simples fato de que a história que me veio à mente é diferente em muitos aspectos. Não se trata de uma luta do bem contra o mal, necessariamente. Também não apresento uma escola de magia. Aqui, há uma relação mais direta entre um mestre (o querido gato Kipo) e o aprendiz (o menino Zin), numa aventura pelos reinos da magia (e das emoções humanas). 

Quando terminei de escrever, fiquei com vontade de continuar a história. Quem sabe um dia. 

Tulio Ferneda

bottom of page