

Coloque poesia no mundo
Parece que falta poesia nesse mundo. Talvez a poesia feita hoje não tenha tanta visibilidade se comparada às superproduções de séries e filmes, ou às promoções de fim de ano das grandes varejistas do e-commerce. Talvez o mundo esteja ficando mais frio e falar de amor e esperança tem sido considerado ridículo, constrangedor ou ingênuo. Mas isso tudo não passa de uma forma de ver as coisas: só precisamos ajustar um pouco o foco.
Na verdade, ainda há espaço para poesia. Há poesia sendo feita hoje mundo afora e ela nunca foi tão necessária. Ora, fazer um poema é falar de amor, de tristeza e alegria, dor e saudade, medo e esperança, solidão e ternura. Fazer um poema é expressar, de forma muito direta, os sentimentos humanos universais. Então por que isso parece perder tanto espaço? O lado bom é que sempre podemos mudar as coisas.
Fazer poesia não se trata apenas de escrever poemas. O mais importante é fazer aquilo que você gosta com poesia: pode ser um desenho, uma obra literária, um jardim ou uma boa refeição. Faça o que fizer, coloque poesia no mundo, pois tal artefato da cultura está em ameaça de extinção.
Tulio Ferneda